sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Projeto Breakfast




Apresentação:
O Estudo da Língua Inglesa é de muita importância na educação de crianças e adolescentes, uma vez que atua como elemento-chave na compreensão de valores culturais de povos cuja Língua Inglesa é língua oficial. Esse contato com outra cultura e sua compreensão possibilitam aos estudantes melhor entendimento da própria realidade brasileira. Além disso, a Língua Inglesa torna-se um instrumento de trabalho para muitos jovens, pois ocupa um importante papel em sua vida profissional e social, visto que permite a compreensão de jogos e equipamentos importados (como celulares, playstations, laptops, tablets, etc.) e sites internacionais, possibilitando o acesso a novas tecnologias que enriquecem seus conhecimentos.

Objetivos:
·        Apreciar culturas, valores e modos de vida diferentes dos seus;
·        Proporcionar um momento descontraído, onde o estudante possa aplicar o vocabulário aprendido de forma natural;
·        Incorporar vocábulos ou estruturas recém-aprendidos;
·        Construção de orações a partir de modelos;
·        Formulação de perguntas e respostas a partir de modelos e de alimentos;
·        Elaboração de respostas livres.

Metodologia:
1)      Listar em inglês os alimentos que fazem parte do café-da-manhã brasileiro;
2)      Distribuir entre os alunos os verbos LIKE, EAT, HAVE, DRINK e LOVE para que construam sentenças com o verbo que receberam e utilizando os alimentos listados por eles;
3)      Pedir que apresentam suas frases voluntariamente ou induzidos por perguntas como: What do you like for breakfast? What do you drink at morning? What do you eat in your breakfast? Do you eat eggs in the breakfast?...
4)      Perguntar aos estudantes o que os americanos comem no café-da-manhã (é possível que muitos deles já tenham visto nos filmes como é o café-da-manhã americano);
5)      Solicitar que cada pessoa fique em responsável em trazer um alimento para o breakfast;
6)      Fazer um café-da-manhã americano com os alimentos trazidos pelos alunos, onde toda comunicação (ou maior parte dela) deverá ocorrer em Inglês. Por exemplo, para pedir um café, o aluno deverá dizer “I whould like coffee” ou responder a perguntas como “Whould you like drinking now?/ “Whould you prefer to bread or  cereal?”

Alimentos que constituem o Breakfast:
·       Cereal;
·       Milk;
·       Eggs;
·       Hamburgers;
·       Bacon;
·       Ham;
·       Sandwich  with jam or peanut cream;
·       Donuts;
·       Coffee;
·       Orange juice.

Bibliografias:
AUN, Eliana. MORAES, Maria Clara Prete de. SANSANOVICZ, Neuza Bilia. New English Points 4, oitava edição reformulada – 2000, Ed. Ática.
MORINO, Eliete Canesi. FARIA, Rita Brugin de. Hello, stage 8 – 1999, Ed. Ática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário