segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Por que estudar Inglês?

Por que estudar Inglês?
A capacidade de falar e entender Inglês tem um valor incalculável. Quando você está viajando e não consegue encontrar o seu hotel ou aeroporto, ou é abordado por alguém no estrangeiro que pede sua ajuda, você irá ver que com o Inglês, você irá sempre encontrar alguém em qualquer parte do mundo que irá entendê-lo. Por exemplo, mais de um terço da população Europeia entre os 17 e os 24 anos consegue falar Inglês.

Outra das razões para aprender Inglês é por motivos profissionais. Futuros empregadores irão certamente tratá-lo com prioridade caso você possa provar ou demonstrar as suas capacidades de expressão em Inglês.
Porque é importante aprender inglês
Com a economia internacionalizada, o conhecimento do idioma é um pré-requisito cada vez mais importante na disputa por melhores empregos. As empresas que oferecem vagas para trainees eliminam candidatos que não falam inglês. O mesmo critério vale para a contratação de executivos mais experientes.
Dois terços dos 130 milhões de usuários da Internet se comunicam em inglês, e a grande maioria das páginas da rede está escrita no idioma.
É a língua oficial do turismo no mundo inteiro. Até em países tradicionalmente arredios ao idioma, como a França, é possível hoje em dia usar o inglês para resolver os problemas mais freqüentes.

Porque estudar Inglês na escola
Um adulto terá, naturalmente, mais dificuldade para aprender do que uma pessoa que iniciar o curso mais cedo. Em primeiro lugar, o medo e a vergonha de cometer erros são maiores nos adultos do que entre os estudantes mais jovens. As pessoas mais velhas manifestam, ainda, uma tendência natural de pensar em português e depois traduzir a frase para o inglês, em vez de tentar compreender o sentido da língua. Isso prejudica a fluência e a compreensão do que o interlocutor está dizendo. Esses são alguns dos empecilhos e também os principais motivos que a aprendizagem de língua inglesa deve começar desde cedo, a partir da escola. 
A facilidade do brasileiro — Se você pretende estudar inglês, considere que, nesse caso, ter nascido no Brasil é uma vantagem. Segundo os especialistas, a capacidade de o brasileiro se expressar no idioma só é menor do que a dos holandeses, escandinavos e alemães. "Entre os povos de língua latina, o brasileiro é o que menos atropela a comunicação", diz Susan Mace, doutora em língua inglesa pela Universidade de Londres e dona da escola Britannia, do Rio de Janeiro. Além dessa facilidade natural, justificada entre outras razões pela influência da cultura americana no país, existe uma quantidade cada vez maior de recursos à disposição dos 700.000 brasileiros maiores de 18 anos matriculados nos cursos regulares do idioma. Há canais de TV por assinatura com toda a programação em inglês, sem tradução ou legenda. A Internet também aumentou a possibilidade de acesso ao idioma. As melhores bancas do país oferecem as principais revistas e jornais ingleses e americanos. As viagens internacionais custam cada vez menos e um número sempre maior de pessoas viaja ao exterior para ter contato com o idioma. Ao todo, existem no país cerca de 100 redes de escolas onde é possível se matricular e ter chances reais de estar se comunicando em inglês alguns anos depois.
Veja, 16/09/98

Como estudar Inglês
1)       Ao ler um texto, observar a disposição do texto, as imagens, os nomes dos personagens na frente de sua fala nos diálogos, o uso de iniciais maiúsculas – nos nomes próprios (de pessoas e de cidades) e nas nacionalidades, destacar as palavras transparentes (true friends) que são palavras parecidas com o português (por exemplo, family = família) e os falsos cognatos (false friends).
2)       Sempre destacar as palavras desconhecidas, circulando-as com os lápis e pesquisando o seu significado, que pode estar no final do texto ou mesmo do próprio módulo ou pode ser facilmente encontrado na internet. Isso ajudará a expandir o seu vocabulário e auxiliá-lo na compreensão de textos posteriores. O uso do dicionário também é muito importante.
3)       Os enunciados das atividades do módulo são sempre em inglês e serão traduzidos durante as aulas, portanto não percam a oportunidade de escrever com o lápis, sobre cada um deles, a tradução, pois os ajudará nos estudos em casa. Lembre-se que esses mesmos enunciados serão usados nas atividades avaliativas;
4)       Não deixe de tentar responder as tarefas de casa, o que possibilitará identificar as dúvidas e dificuldades.
5)       Consulte-me toda vez que não entender uma atividade e não tenha medo de errar, tenha medo de não tentar acertar. Até conseguir obter luz a partir da energia elétrica, Thomas Edison fez milhares de tentativas e foram necessários enormes investimentos até conseguir o filamento ideal que deram origem a primeira lâmpada, um dos seus inventos mais importantes para a vida moderna. Portanto, nunca desistam de tentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário