sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Songs and Emotions


Apresentação:
A apreciação musical é uma característica intrínseca a qualquer ser humano. Isso porque a música proporciona momentos de intensa emoção, mexe com a memória e alegra ou acalma os ambientes de acordo com a necessidade – e tudo acontece de forma bem natural, sem que se aprecie ensinar como agir quando se ouve uma canção.
Além de todas essas sensações prazerosas, a musicalidade tem benefícios comprovados para o desenvolvimento de muitos aspectos da vida. No caso específico do processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, ouvir música é um forte componente motivador, pois desperta os sentimentos e a criatividade, propiciando uma vinculação afetiva e permitindo a aquisição de vocabulário e de pronúncia, revisar conteúdos gramaticais já estudados, bem como a compreensão de valores de forma interessante e lúdica. Cantar, por sua vez, estimula o cérebro, muda o ritmo da aula, amplia o vocabulário, apura a pronúncia e promove atividades de discriminação auditiva e reforça a sistematização.

Objetivos:
·      Proporcionar atividade lúdica;
·      Incentivar e facilitar a atividade auditiva, contribuindo para o desempenho da linguagem oral e escrita;
·      Ampliar vocabulário e treinar pronúncia;
·      Identificar aspectos gramaticais já estudados;
·      Reflexão sobre sentimentos e emoções como: amor, esperança e fé, a fim de promover o autoconhecimento e elevar a auto-estima.

Metodologia:
1)      Ouvir a música;
2)      Completar com as palavras que faltam;
3)      Repetir a pronúncia;
4)      Apoiar-se em palavras transparentes e no vocabulário conhecido para compreensão do texto e aquisição de novos vocábulos;
5)      Cantar a música.

Seleção de Músicas:

Little Star (by Madonna)
Turma: Quinto ano
Relembrar vocabulário: Natureza (butterfly, star, Sky, birds), adjetivo (little) e palavras transparentes
 (spirit, present) e vocábulos já conhecidos (Love,...)
Temática: Madonna compôs essa canção para sua filha Lourdes Maria, cujo objetivo é mostrá-la o quanto ela é especial e o quanto sua mãe a ama. Da mesma forma, cada aluno deve sentir-se especial, um presente de Deus para sua família, e uma estrelinha que resplandecerá a sua luz no Colégio Bom Jesus.
Confecção de Painel: Pedir aos alunos que tragam fotos suas para colar no painel Never forget Who you are Little Star (Nunca esqueça quem você é: Estrelinha), que terá gravuras de estrelas, a fim de representar que eles são a estrela da escola que estudam.

Never forget who you are
Little star
Never forget how to dream
Butterfly
God gave a present to me
Made of flesh and bones
My life, my soul
You make my spirit whole
Never forget who you are
Little star
Shining brighter than all the stars in the sky
Never forget how to dream
Butterfly
Never forget where you come from
From love
You are a treasure to me
You are my star
You breathe new life
Into my broken heart
Never forget who you are
Little star
Never forget how to dream
Butterfly
May the angels protect you
And sadness forget you
Little star
There's no reason to weep
Lay your head down to sleep
Little star
May goodness surround you
My love I have found you
Little star
Shining bright
You breathe new life
Into my broken heart
Never forget who you are
(Whispered:) Little star
Shining brighter than all the stars in the sky
Never forget how to dream
Butterfly
Flying higher than all the birds in the sky
Never forget who you are
Little star
Never forget where you come from
From love
Little star
Little star
(Whispered:) Little star
From love

Is This Love (by Bob Marley)
Turma: Sexto ano
Relembrar vocabulário: Partes e móveis de uma casa (roof, bed, table...), Natureza (Day, night...), alimentos (bread), vocábulos já conhecidos (Love, jah...) e forma interrogativa do verbo to be.
Temática: O compositor descreve o sentimento pela sua amada e depois questionar se isso é amor. Promover o debate sobre esse sentimento e perguntar como os alunos o identificam, abordando as seguintes questões: Isso é amor? Por quê? E se não é amor, o que é então? O amor é irresponsável, inconseqüente? Ou é disposto a enfrentar qualquer dificuldade para ter a pessoa amada ao seu lado? O amor supera obstáculos? Se você fosse essa amada, aceitaria essas condições?
Confecção de Painel: Pedir aos alunos que respondam a pergunta Is this Love?, trazendo gravuras ou fazendo desenhos daquilo que consideram amor.

I wanna love you and treat you right
I wanna love you every day and every night
We'll be together with a roof right over our heads
We'll share the shelter of my single bed
We'll share the same room, yeah, oh jah provide the bread

Is this love, is this love, is this love
Is this love that I'm feeling?
Is this love, is this love, is this love
Is this love that I'm feeling?

I wanna know, wanna know, wanna know now
I got to know, got to know, got to know now
I, I, I, I, I, I, I, I, I, I'm willing and able
so I throw my cards on your table

I wanna love you, I wanna love and treat, love and treat you right
I wanna love you every day and every night
We'll be together yeah, with a roof right over our heads
We'll share the shelter yeah, oh yeah, of my single bed
We'll share the same room yeah, oh jah provide the bread

Is this love, is this love, is this love
Is this love that I'm feeling?
Is this love, is this love, is this love
Is this love that I'm feeling?
wo-o-o-oah!

Oh yes I know, yes I know, yes I know now
Oh yes I know, yes I know, yes I know now
I, I, I, I, I, I, I, I, I, I'm willing and able
so I throw my cards on your table

See I wanna love ya, I wanna love and treat ya, love and treat you right
I wanna love you every day and every night
We'll be together with a roof right over our heads
We'll share the shelter of my single bed
We'll share the same room yeah, oh jah provide the bread
We'll share the shelter of my single bed


Hope Has Wings (by Brie Larson)
Turma: Setimo ano
Relembrar vocabulário: Natureza (Sky, clouds...), partes do corpo (eyes, heart, face), palavras transparentes (possible, name..) e vocábulos já conhecidos (down, beautiful...).
Temática: Esta canção fala da importância de ter sonhos e ter esperança. Promover a discussão: Você considera os sonhos importantes? Por quê?  O que faz você “voar”? Quais são as suas motivações? Quais são os seus sonhos? O que você está fazendo para conquistá-los?
Confecção de Painel: Criar painel intitulado Hope has wings. Pedir aos alunos que tragam imagens ou desenhem aquilo que lhes dá esperança e as coisas que são os seus sonhos.


La la la la

When I’m stuck on the ground
There’s no up, only down
Every step sends me falling
Not sure how to begin
How to rise like the wind
So soon I'll be soaring
I just breathe
And let my self believe

Coz hope has wings
To carry you
Anything is possible
Just might be
A miracle waiting to come true
So I lift my eyes
And see the sky
Feel my heart
Begin to fly
I will be carried by my dreams

Coz hope has wings

I could climb thru the clouds
Far away form the doubt
That was be so amazing
Feel the sun on my face
Such a beautiful place
Yeh, I know that it's waiting
Skating safe
Encouraging with faith

Coz hope has wings
To carry you
Anything is possible
Just might be
A miracle waiting to come true
So I lift my eyes
And see the sky
Feel my heart
Begin to fly
I will be carried by my dreams

Like a flame, like a spark
I’m amazed by the change
There’s a star in the dark
Calling out my name
Follow me, I can see
Now I’m on my way (now I’m on my way)

Coz hope has wings (hope has wings)
To carry you
Anything is possible
Just might be
A miracle waiting to come true (come true)
So I lift my eyes
And see the sky
Feel my heart
Begin to fly
I will be carried by my dreams (by my dreams)

I have a new hope that lives in me
Anywhere I go it sets me free
It shines a light, its everywhere
From north to south, it takes me there

I have a new hope that lives in me
Anywhere I go it sets me free
It shines a light, its everywhere
From north to south, it takes me there

La la la la




Larger Than Life (by Backstreet Boys)
Turma: Oitavo ano
Relembrar vocabulário: Palavras transparentes (fame, name, reality...), vocábulos já conhecidos (Love, light, thank you, people...) e forma contracta do verbo to be.
Temática: Nesta canção, o grupo revela como o carinho e a dedicação das fãs, os fazem sentirem-se especiais e como muitas vezes tal manifestação os consola quando se sentem angustiados e desmotivados. Por esta razão, eles consideram seu público “maior do que a vida”, porque ainda que a vida traga tristezas, a maneira como os tratam os ajudam a superar. Da mesma maneira, devemos considerar cada ser humano maior do que a vida (entenda-se vida aqui como afazeres seculares e bens materiais).
Confecção de Painel: Os alunos deverão trazem gravuras ou fazer desenhos daquilo que consideram Larger than Life, ou seja, maior do que os afazeres e bens materiais e o que dá forças para vencer dificuldades. Poderão surgir idéias como a família, os amigos, os colegas, o amor, a crença em Deus e outras.

I may run and hide
When you're screaming my name, alright
But let me tell you now
There are prices to fame, alright
All of our time spent in flashes of light

CHORUS:
All you people can't you see, can't you see
How your love's affecting our reality
Every time we're down, you can make it right
And that makes you larger than life
Alright!

Looking at the crowd
And I see your body sway, c'mon!
Wishing I could thank you in a different way, c'mon!
'Cause all of your time spent keeps us alive!

CHORUS
All you people can't you see, can't you see
How your love's affecting our reality
Every time we're down, you can make it right
And that makes you larger than life
Larger than life!!

Yeah, that's right...
All of your time spent keeps us alive,
Yeah!

CHORUS:
All you people can't you see, can't you see
How your love's affecting our reality
Every time we're down, you can make it right
And that makes you larger than life.

Yeah, every time we're down
Yeah, you can make it right
Yeah, and that's what makes you larger than life
Yeah, yeah!

CHORUS:
All you people can't you see, can't you see
How your love's affecting our reality
Every time we're down, you can make it right
And that makes you larger
(That's makes you larger than life)
That's makes you larger
That's makes you larger than life...

Culminância Geral: Data a combinar. Consistirá na exposição dos painéis criados pelos alunos e cada turma cantará as músicas trabalhadas por eles neste projeto.

Bibliografia (utilizada para fundamentar os objetivos a serem alcançados):
Revista Música na Escola, Guia Escolar Extra – Ano 2, n◦ 3 – 2011.
MORINO, Eliete Canesi. FARIA, Rita Brugin de. Hello, stage 8 – 1999, Ed. Ática.
Seleção de Músicas – Professora Elisabete.

Projeto Breakfast




Apresentação:
O Estudo da Língua Inglesa é de muita importância na educação de crianças e adolescentes, uma vez que atua como elemento-chave na compreensão de valores culturais de povos cuja Língua Inglesa é língua oficial. Esse contato com outra cultura e sua compreensão possibilitam aos estudantes melhor entendimento da própria realidade brasileira. Além disso, a Língua Inglesa torna-se um instrumento de trabalho para muitos jovens, pois ocupa um importante papel em sua vida profissional e social, visto que permite a compreensão de jogos e equipamentos importados (como celulares, playstations, laptops, tablets, etc.) e sites internacionais, possibilitando o acesso a novas tecnologias que enriquecem seus conhecimentos.

Objetivos:
·        Apreciar culturas, valores e modos de vida diferentes dos seus;
·        Proporcionar um momento descontraído, onde o estudante possa aplicar o vocabulário aprendido de forma natural;
·        Incorporar vocábulos ou estruturas recém-aprendidos;
·        Construção de orações a partir de modelos;
·        Formulação de perguntas e respostas a partir de modelos e de alimentos;
·        Elaboração de respostas livres.

Metodologia:
1)      Listar em inglês os alimentos que fazem parte do café-da-manhã brasileiro;
2)      Distribuir entre os alunos os verbos LIKE, EAT, HAVE, DRINK e LOVE para que construam sentenças com o verbo que receberam e utilizando os alimentos listados por eles;
3)      Pedir que apresentam suas frases voluntariamente ou induzidos por perguntas como: What do you like for breakfast? What do you drink at morning? What do you eat in your breakfast? Do you eat eggs in the breakfast?...
4)      Perguntar aos estudantes o que os americanos comem no café-da-manhã (é possível que muitos deles já tenham visto nos filmes como é o café-da-manhã americano);
5)      Solicitar que cada pessoa fique em responsável em trazer um alimento para o breakfast;
6)      Fazer um café-da-manhã americano com os alimentos trazidos pelos alunos, onde toda comunicação (ou maior parte dela) deverá ocorrer em Inglês. Por exemplo, para pedir um café, o aluno deverá dizer “I whould like coffee” ou responder a perguntas como “Whould you like drinking now?/ “Whould you prefer to bread or  cereal?”

Alimentos que constituem o Breakfast:
·       Cereal;
·       Milk;
·       Eggs;
·       Hamburgers;
·       Bacon;
·       Ham;
·       Sandwich  with jam or peanut cream;
·       Donuts;
·       Coffee;
·       Orange juice.

Bibliografias:
AUN, Eliana. MORAES, Maria Clara Prete de. SANSANOVICZ, Neuza Bilia. New English Points 4, oitava edição reformulada – 2000, Ed. Ática.
MORINO, Eliete Canesi. FARIA, Rita Brugin de. Hello, stage 8 – 1999, Ed. Ática.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Exercício para o Sexto Ano

1) Put these sentences in the negative form:
a)       I’m Australian._______________________________
b)       She is Chinese._______________________________
c)       I’m English._________________________________
d)       You are from Mexico._________________________
e)       He is from Germany.__________________________
f)         Madonna is an American singer._________________
______________________________________________
g)       Claudia Leitte is Brazilian singer.________________
______________________________________________
h)       Gugu and Anna Hickman are television presenters.___
_______________________________________________
i)         Ronaldinho and Adriano are soccer players.________
_______________________________________________


2) Complete the below using IS, ISN’T, ARE or AREN’T:
     I’m Ana. I am living and studying in USA. I have two families: one in Brazil and other in the United States.
     My Brazilian family_______big, it ____ small: my father, my mother, my sister, my little brother and me, of course. My parents______Paulo and Aurora. My sister_____ Alice and my brother ____ Bruno.

3) Use AM, IS or ARE:
a) I_______a volleyball player.
b) I________ English teacher.
c) You__________ from Japan.
d) We___________ from Germany.
e) He__________ an American singer.
f) She__________ Brazilian singer.
g) They_________ television presenters.
h) We__________ soccer players.


Respostas:

      Questão 1
a)      I’m not Australian.
b)      She isn’t Chinese.
c)      I’m not English.
d)      You aren’t from Mexico.
e)      He isn’t from Germany.
f)        Madonna isn’t an American singer.
g)      Claudia Leitte isn’t Brazilian singer.
h)      Gugu and Anna Hickman aren’t television presenters.
i)         Ronaldinho and Adriano aren't soccer players.

      Questão 2
      isn’t – is – are – is – is
     
      Questão 3
a)      am
b)      am
c)      are
d)      are
e)      is
f)        is
g)      are
h)      are

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Kids English Lessons 5.5 Present Progressive Tense

Oitavo Ano - Review Past Continuous Tense

Past Continuous Tense
Possui a seguinte estrutura na forma affirmativa:
Subject + Verb to be (Past Form) + Verb (gerund) + Complement  
Segue abaixo exemplo utilizando o verbo ESTUDAR:
Affirmative Form
Interrogative Form
I was studying (eu estava estudando)
You were studying (você estava estudando)
He was studying (ele estava estudando)
She was studying (ela estava estudando)
It  was studying (ele estava estudando)
We were studying (nós estávamos estudando)
You were studying (vocês estavam estudando)
They were studying (eles estavam estudando)
Usa-se o auxiliar antes do sujeito (WAS/WERE):
Was I studying?
Were you studying?
Was he studying?
Was she studying?
Was it studying?
 Were we studying?)
Were you studying?
Were they studying?
Negative Form
Contracted form (negative)
was not = wasn’t
were not = weren’t
Usa-se NOT depois do auxiliar WAS/WERE:
I was not studying (eu não estava estudando)
You were not studying (você não estava estudando)



I wasn’t studying.
You weren’t studying.



Observações:
1) WAS e WERE são o passado do VERB TO BE (ser/ estar). Usamos WAS sempre que o sujeito for I (eu), HE (ele), SHE (ela) ou IT (ele/ para objetos, animais ou lugares) e utilizamos WERE sempre que o sujeito for WE (nós), YOU (você, vocês) ou THEY (eles, elas).
I am (eu sou, eu estou)
You are (você é, você está)
He is (ele é, ele está)
She is (ela é, ela está)
It is (ele é, ele está)
We are (nós somos, nós estamos)
You are (vocês são, vocês estão)
They are (eles são, vocês estão)
I was (eu era, eu estava)
You were (você era, estava)
He was (ele era, ele estava)
She was (ela era, ela estava)
It was (ele era, ele estava)
We were (nós éramos, nós estávamos)
You were (vocês eram, você estavam)
They were (eles eram, eles estavam)


2) Para obter o gerúndio dos verbos em Inglês, acrescentamos ING no final do verbo:
To drink - beber
Drinking- bebendo
To watch - assistir
Watching - assistindo
To write - escrever
Writing - escrevendo
To buy - comprar
Buying - comprando
To read - ler
Reading - lendo

Segue abaixo, sugestão de um link para estudo:
http://www.youtube.com/watch?v=pax1_XG_Fo8&feature=fvwrel